Peculiaridades da versão 3.05.00


Exibição da tela quando for aberta


Quando o usuário selecionar uma tela para abrir a partir do menu, nenhum registro será exibido. Esse é o novo padrão do FATSERV.

Isso possibilita maior velocidade para carregar a tela e também permite que o usuário possa decidir o que deseja fazer ali, sem que altere dados de algum registro já cadastrado no sistema. Você pode inserir um novo registro e consultar ou alterar um registro depois de pesquisá-lo.


A imagem abaixo mostra o novo padrão de exibição de telas no FATSERV:



Opção de selecionar mais de um registro em pesquisas


A opção de marcar mais de um registro está implementada nas telas de consulta e ao realizar algumas pesquisas.

Quando você clicar no botão e observar que há a possibilidade de múltipla seleção, conforme a imagem abaixo na tela de Consulta de NFs (SF0270), você poderá selecionar um ou quantos registros desejar.



O botão selecionará todos os registros, já o botão desmarcará qualquer registro selecionado.

Caso selecione mais de um registro, ao lado do botão será exibida a seguinte indicação:


Para saber quais são esses registros clique novamente em , que o sistema os exibirá selecionados.

Essa funcionalidade visa tornar o processo de consultar informações mais dinâmica e prática, até mesmo simplificando buscas que antes eram realizadas registro a registro.


Novo modelo de lista suspensa


As listas suspensas são utilizadas para selecionar clientes, produtos e várias outras informações no FATSERV.

Talvez você esteja acostumado com esse tipo de lista suspensa no sistema:



Mas veja como o modelo foi alterado na versão 3.05.00:



Não foi apenas a aparência que mudou, mas também as funcionalidades.


Funcionalidade

FATSERV

FATSERV 3.05.00

Onde clicar para abrir a lista suspensa

Em qualquer lugar da lista suspensa

Na flecha indicada ao final da lista suspensa ()

Possibilidade de selecionar o conteúdo da lista para copiar (CTRL + C)

Não

Sim

Possibilidade de digitar na lista suspensa para busca rápida

Sim

Sim

Cabeçalho Explicativo

Não

Sim


Botão de ações complementares


Quando observar o botão ao lado de um botão de ação, você terá a oportunidade de selecionar entre opções pré-definidas dessa ação, tanto antes de realizar uma pesquisa ou consulta, como também selecionar entre opções extras antes de imprimir/gerar um relatório.

Veja um exemplo abaixo, na tela de Consulta de NFs (SF0270):



Ao clicar no botão de ação ao lado de Pesquisar, uma pequena lista com opções pré-definidas é exibida, facilitando o seu trabalho, caso deseje pesquisar de acordo com alguma das opções apresentadas.


Inventário de Notas Fiscais - Fornecedor


Caso desejasse realizar um inventário de nota fiscal, o FATSERV verificava se haviam pedidos pendentes, e caso houvessem, o inventário não era permitido. Mas a partir de agora, a verificação que é feita é se não há algum pedido ou nota fiscal não transmitida relacionada àquela nota fiscal do fornecedor específica, tornando o processo mais seguro e prático caso hajam vários pedidos pendentes, mas não relacionados a nota fiscal de fornecedor em questão.


Estorno de Notas Fiscais - Emitidas


Ao realizar um estorno de nota fiscal (dar entrada) você perceberá que será direcionado para a tela de nota fiscal emitida (SF0230) uma segunda vez no processo, ou seja, quando fechar essa segunda tela, ainda haverá uma tela de nota fiscal emitida exibindo a nota fiscal estornada.


Um sistema que ajuda você


Uma nova rotina desenvolvida dentro do sistema, identificará mensagens de erro exibidas ao usuário, e se houver uma dica explicando o que significa aquele erro ou o que fazer para corrigí-lo, ela será exibida logo abaixo do erro.

Abaixo veja um exemplo, onde o certificado digital venceu e foi tentado emitir uma nota fiscal. O erro é 'Forbidden 403', e embaixo a Dica explica o possível motivo desse erro acontecer:



Essa funcionalidade visa ajudar você, usuário do FATSERV a tomar ações providenciais para corrigir pequenos problemas, e caso entre em contato com a Clipe Informática, com certeza o atendimento será mais agilizado, visto que a equipe de suporte irá de maneira específica para corrigir o problema.


Novas formas de backup


O processo de backup também tem novidades e melhorias, que visam agilizar esse processo. No menu Utilitários, foram adicionadas duas novas entradas para backup, o Backup do Ano Atual e o Backup Customizado. Mas essas duas novas formas de backup só se tornam disponíveis depois de você entrar em contato com o suporte da Clipe, para devidas parametrizações.


Backup do Ano Atual: Essa opção realiza o backup da sua inteira base de dados, além de todos os arquivos XML de notas emitidas no ano corrente.


Backup Customizado: Por meio dessa tela, é possível selecionar qual o tipo de backup que deseja realizar. Por exemplo, você pode fazer o backup de todas as notas emitidas e fornecidas dos anos anteriores e depois ir fazendo apenas backups do ano atual, tornando o processo agilizado.


Ao entrar em contato com o suporte da Clipe, você receberá orientações e alertas para usar essas novidades da melhor forma possível!


Envio de XML's para o contador


Foi adicionada a opção de envio dos arquivos PDF de suas notas fiscais para o contador. Além disso, ao invés de compactar nota por nota como era feito na versão anterior do FATSERV, agora tudo é compactado num arquivo só.


Identificando as mensagens do FATSERV


As várias mensagens exibidas após você realizar ações dentro do sistema seguem um rígido padrão em cores, que visa lhe ajudar a identificar mais claramente o que aconteceu enquanto o sistema realizava a ação selecionada pelo usuário. Veja a lista abaixo:


Azul Significa o final da ação solicitada, com sucesso.

Preto Significa uma ou várias ações tomadas para realizar o que o usuário selecionou.

Verde Significa uma dica para corrigir um erro. (Essa cor sempre aparece após um erro.)

Vermelho Significa o final da ação com erro/alerta do sistema para o usuário.


Cadastro dos clientes


Há a possibilidade de adicionar Observações no cadastro de clientes (SF0050).

Isso pode ser útil para identificar o contato, horário de funcionamento, ou outras informações referentes ao seu cliente.



Consulta de Notas Fiscais


Por meio dessa tela, é possível identificar notas que foram estornadas por qual numeração, ou qual nota estornou determinada numeração.

Veja a nova coluna que será exibida nessa tela, e como essas informações serão preenchidas:


       


Além disso, uma nova opção de filtro, será bastante útil ao consultar notas fiscais fornecidas.

Trata-se do Saldo da NF. Por meio desse filtro é possível indicar se deseja listar notas fiscais fornecidas com saldo, sem saldo ou ambas.



Possibilidade de excluir nota fiscal emitida


É provável que em algum momento você já gerou uma nota fiscal, mas antes de transmiti-la se deu conta que havia feito algo errado e queria apagar aquela nota fiscal...

Agora é possível apagar uma nota fiscal emitida, mas preste atenção às condições:


  • Deve ser a última nota fiscal gerada.
  • Não pode estar com crítica, nem cancelada, nem transmitida.


Cumprindo as condições acima, será exibida uma mensagem de confirmação e a nota poderá ser excluída.


Exportação para PDF de nota fiscal emitida


Clicando no botão de ação ao lado do botão DANFE, ou seja, a flecha em destaque ao lado (), você terá a opção de exportar a nota fiscal para PDF. No entanto a nota precisa estar emitida para que isso seja possível. Selecione o diretório onde deseja salvar o arquivo PDF e pronto, será exportado o arquivo PDF da sua nota emitida.


Rápida identificação de como a nota fiscal foi gerada no sistema


Ao visualizar ou imprimir a DANFE é possível observar por onde a nota fiscal em questão foi gerada no sistema.


  • O Indica que a nota foi gerada pelo Gerenciamento de OPs.
  • P Indica que a nota foi gerada por meio de um pedido avulso.
  • F Indica que a nota foi gerada por Movimentos > NF Fornecedor.


Veja abaixo onde identificar isso na DANFE:


Ajustes nas telas que tenham "GRIDs" (linhas)


Nas telas que contenham GRIDs (linhas), aonde a edição tem de se dar pelo painel abaixo que aparecem os detalhes do registro selecionado, foi mudado a cor da fonte para um tom cinza mais claro (esmaecido) a fim de indicar que tais campos não são editáveis através da GRID. Este padrão já foi aplicado a todos os campos não editáveis em todas as telas.