Títulos a Pagar
Os Títulos à Pagar são incluídos manualmente a partir da digitação nesta tela ou através da importação de um XML com CFOP de venda/cobrança emitida contra o seu CNPJ cujo XML foi importado no sistema.
Podem ser referentes a parcelas de compras em que foram gerados boletos para cobrança e você deseja um controle de seus vencimentos e/ou pagamentos.
Acesse Financeiro Criar Título à Pagar
- Informe:
- Fornecedor: Localize o fornecedor
- N.o Documento: Documento
- Data Emissão: Data de emissão
- Data Vencimento: Data de vencimento
- Valor Total: Valor Total que será dividido entre as parcelas
- Parcelas: Quantas parcelas serão geradas
- Observação (Opcional): Informações adicionais
DICA: Ao salvar a primeira vez o título você verá que ele fará a divisão do valor na quantidade de parcelas. Caso necessite corrigir a quantidade de parcelas selecione-as na tabela e apague-as, depois altere a quantidade de parcelas no título e salve. Automaticamente serão criadas novas parcelas.
- Salve as informações por clicar no botão Adicionar.
IMPORTANTE: Após lançar o título a pagar, deve-se realizar o RATEIO do mesmo, pois o sistema exige essa informação quando for dar baixa no título. Caso essa informação não esteja preenchida, o sistema não dará baixa no título. Essa informação é importante para que, ao consultar os títulos você possa visualizar os gastos detalhadamente.
- O sistema irá direcionar você para a tela de Títulos e Movimentos, nessa tela deve localizar o título lançado.
- Após localizar o título, deve-se clicar sobre número do título e realizar o Rateio do mesmo.
- Ao clicar sobre o botão Rateio o sistema irá abrir uma tela para informar os dados do rateio.
- Informe o Fluxo de Caixa, o Centro de Custo e o Valor do Rateio, que pode ser o valor total do gasto ou parcial se for necessário colocar em mais de um centro de custo.
- Após informar os dados clicar em Adicionar.
IMPORTANTE: O objetivo é dividir por Centro de Custo / Fluxo de Caixa o valor de um título a pagar. Enquanto a soma do rateio não fechar com o Valor Total ficará aparecendo a mensagem conforme abaixo:
DICA: Você pode importar um título a pagar, ou seja, uma nota fiscal de venda (que contenha o campo Fatura / Duplicata), por meio de Atualizações 🡪 Importar XML. A Danfe deve conter as parcelas, conforme exemplo abaixo:
Fatura / Duplicata na DANFE: