Edição...: Setembro/2016

Versão..: 3.01.17/353



Notícias de Legislação (Notas Técnicas, Ajustes, etc.)


Nota Técnica - NT2015.003 v180 - ICMS para UF de destino DIFAL.



O que é o DIFAL ?


DIFAL - DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA -  É usado para proteger a competitividade do estado onde o comprador reside.


Digamos que no seu estado uma determinada mercadoria é mais cara que em outro estado, pois o ICMS deste outro estado é mais baixo. Naturalmente você tenderá a comprar deste outro estado. O DIFAL tenta equilibrar justamente este cenário.


O estado onde o comprador reside recebe parte do ICMS da transação, ou seja, a diferença entre o ICMS cobrado pelo estado do comprador e o ICMS que supostamente seria cobrado pelo estado do vendedor, caso a mercadoria fosse comprada no mesmo.


Quais os requisitos para preencher o DIFAL?


São 3 requisitos para que seja preenchido esse campo:

    • Deve se tratar de uma OPERAÇÃO INTERESTADUAL
    • O cliente deve ser NÃO CONTRIBUINTE DO ICMS
    • O cliente deve ser um CONSUMIDOR FINAL


O que fazer?


  • Entrar em contato com o contador para verificar:
    • A operação realmente envolve o DIFAL?
    • O que informar em cada um dos campos desta obrigação
  • Entrar em contato com a Clipe referente ao preenchimento das informações no Fat$erv.




Notícias do Produto


Recepção de arquivos anexos pelo GERFAC


Foi incluída uma opção para receber arquivos anexos nas mensagens vindas do GERFAC. Caso uma mensagem possua algum arquivo anexo, irá aparecer a expressão “Sim” na consulta de mensagens recebidas. Para abrir o anexo basta clicar duas vezes sobre a mensagem:






Configuração do Difal       

Foi criada a estrutura necessária para atender a obrigação legal denominada DIFAL, conforme descrita na NT 2015.003. Vide entrada acima: Notícias de Legislação.


Limpeza dos apontamento de código de barra.

Foi criada uma função que irá realizar a limpeza dos apontamentos de código de barras. Essa limpeza será feita seguindo os mesmos parâmetros da limpeza de romaneios e servirá para deixar a base menor, facilitando a rotina de Back-up e tornando as demais operações do sistema mais rapidas. Após a atualização, a primeira vez que a facção fizer as integrações pode haver uma demora além do normal. Isso deve acontecer apenas se a facção trabalhar com apontamento de código de barras.


Nota de remessa.

Corrigido um problema que ocorria ao se tentar fazer uma nota de remessa logo após ter tentado fazer uma nota de retorno com CFOP de remessa pela tela de Notas Fiscais – Fornecedor. 


Impressão da danfe em nota de contingência.

Ao emitir uma NF-e em contingência, quando da impressão do DANFE, o número do protocolo não era exibido corretamente. O erro ocorria apenas na impressão do DANFE, o arquivo XML distribuído sempre esteve devidamente formatado. A partir dessa versão o DANFE passará a exibir o protocolo de autorização com sua respectiva data e hora.


Crítica em nota de remessa ou cobrança.

Ao gerar NF de remessa ou cobrança por dentro da tela da OP ocasionalmente ocorria a crítica “Não é possível inserir uma linha de chave duplicada”. Foi acrescentada uma validação nessas rotinas para prevenir que este erro ocorra.


Aviso de notas de remessa com retorno vencido.

Alguns clientes reportaram que o sistema está avisando a existência de notas de remessa com retorno vencido ou que vencerão em breve, porém essas notas já foram devidamente retornadas. Uma análise das rotinas revelou que isso poderia ocorrer quando o retorno fosse feito por dentro da tela da OP e o cliente estivesse configurado para agrupar os itens da NF de retorno. A rotina foi corrigida para baixar os saldos corretamente. Adicionalmente, durante o processo de atualização será revisado os saldos de todas as notas que poderiam estar nessa condição. Caso ainda seja exibido o aviso de notas com retorno vencido após a atualização para esta versão:

o   Verifique se as notas estão realmente retornadas;

o   Caso estejam realmente retornadas e o aviso seja indevido, entre em contato com suporte da Clipe para uma análise mais profunda.


Crítica na pesquisa da tela de títulos.

A opção de pesquisa na tela de Títulos (Movimentos à Títulos) estava apresentando uma crítica quando da ordenação de algumas colunas (por se clicar no seu cabeçalho). O problema foi corrigido, permitindo a ordenação por qualquer uma das colunas.


Validação na sessão: Problemas Encontrados.

Na sessão “Problemas encontrados” da tela de Ordem de Produção, foi acrescentada uma nova validação para prevenir alterações indevidas das informações. Qualquer problema apontado ali poderá ser alterado e/ou excluído até que você faça as integrações. Após isso, não será mais possível alterar nenhuma informação do problema apontado. A partir daí você terá duas opções:

o   Entrar em contato com a empresa responsável pela OP para ajustar a informação referente àquele problema;

o   Criar um novo registro informando um novo problema, por clicar no botão: inserir novo registro ().


Nova coluna na tela gerenciar OPs.

Na tela de gerenciamento de OPs foi criada uma nova coluna para exibir a data de recebimento da OP. O sistema não armazenava esta informação até agora. A partir dessa versão você terá mais essa informação no seu registro de gerenciamento de OPs. Essa informação também será transmitida para o GERFAC, para que seus clientes fiquem sabendo em que data você recebeu a OP. Essa data será preenchida automaticamente quando você clicar no botão Recebida:




       Tela de nota fiscal do adquirente não aparece.

Em algumas empresas não estava aparecendo a opção para incluir o número da NF de remessa original quando era feito o retorno de uma NF recebida por conta e ordem de outro industrializado que não o original. Durante a atualização da base  de dados dessa versão este problema foi corrigido e um ajuste foi feito que isso não torne a ocorrer no futuro.