Edição...: Agosto/2018 com acréscimos da NT 2016.002 v1.60 publicada em 19/06/2018 

Versão..: 4.00.01 




Notícias de Legislação (Notas Técnicas, Ajustes, etc.)


MUDANÇAS INSTITUÍDAS PELA NOTA TÉCNICA 2016.002 v1.60 DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA VERSÃO 4.0


A versão 1.60 Nota Técnica 2016.002 informa todos os detalhes da mudança, e pode ser vista no portal da Nota Fiscal Eletrônica. As principais alterações efetuadas no FATSERV foram:


    • Incluída na coluna de observação do campo Número de parcela (tag:nDup, id:Y08), orientação quanto ao correto preenchimento do campo: 


Obrigatória informação do número de parcelas com 3 algarismos, sequenciais e consecutivos. 
Ex.: “001”,”002”,”003”,... 
Observação: este padrão de preenchimento será obrigatório somente a partir de 03/09/2018 


    • Incluída na coluna de observação do campo Data de vencimento (tag:dVenc, id:Y09), orientação quanto ao correto preenchimento do campo: 


Formato: “AAAA-MM-DD”. Obrigatória a informação da data de vencimento na ordem crescente das datas. 
Ex.: “2018-06-01”,”2018-07-01”, “2018-08-01”,... 


    • Incluída a RV Y01-20, validação do preenchimento do Grupo Cobrança: 


Se informado o Grupo Cobrança (Y01, tag: cobr) os campos nFat,vOrig, vDesc e vLiq devem ser informados. 
Observação: Implementação futura em ambiente de produção a partir de 03/09/2018 


    • Incluída RV YA03-30 para validar se informado valor de pagamento quando informado meio de pagamento igual a 90:


Informado o campo Meio de Pagamento igual a sem pagamento (tag:tPag=90, id:YA02) e informado campo Valor do Pagamento diferente de zero (tag:vPag<>0, id:YA03).




Notícias do Produto


Criado a opção de carga de dados de pedidos para facilitar uso da emissão de Notas Fiscais pelo FATSERV [2018042218]


Caso utilize outro sistema para gerenciar a produção e emita as notas fiscais pelo FATSERV, poderá facilitar isso por trabalhar com a opção de Carga de Dados de pedidos em formato XML. 


IMPORTANTE: Este item está com permissão restrita, pois requer instruções antecipadas para utilização. Caso deseje utilizar esta função entre em contato com o suporte da Clipe que lhe repassará as instruções.  


Para realizar a carga de dados, siga os passos abaixo:


1) Os arquivos a carregar devem ser colocados na pasta "\Clipe\FATSERV\RecebidosXML\", com terminação ".xml" e na estrutura definida pelo desenvolvimento da Clipe:


               


2) Abra a tela de carga de dados:


               


3) Clique em Integrar:


               



4) Aguarde o término da carga de dados e verifique o log conforme abaixo:


                       


5) Após a carga de cados, os pedidos poderão ser visualizados no item Movimento Pedidos.

       


Melhorias na rotina de geração de notas fiscais para grandes quantidades de pedidos [2018042218]


Foi criada uma opção para se fazer a geração de várias notais fiscais para pedidos pendentes. Isso vai facilitar para clientes que fazem a carga de dados de Pedidos, ou mesmo para clientes que geram grandes quantidades de notas fiscais a partir de pedidos.


Por exemplo, depois de fazer diversos pedidos ou carregá-los, poderá emitir notas fiscais separadas para cada um deles, mesmo selecionando todos de uma só vez. 


Para isso, vá na tela de "Pedidos Pendentes", selecione todos os pedidos que deseja gerar nota fiscais e clique em "Uma Nota Fiscal por Pedido".


               


Depois clique em "Gerar Nota Fiscal". O sistema irá gerar uma nota fiscais para cada pedido selecionado:

       

               

       


IMPORTANTE: Lembre-se para determinados clientes que utilizam o FATSERV integrado ao GERFAC, seu fornecedor tem regras específicas sobre juntar/separa pedidos por nota de remessa, portanto, não utilize esta opção de "Uma Nota Fiscal por Pedido".


Depois de geradas as notas fiscais, você clicar em "NFs pendentes" ou pode abrir a "Consulta de NF's", selecionar as notas a transmitir ou todas, e clicar em "Transmitir":


               

               

               


IMPORTANTE: O sistema fará a trasmissão nota por nota, sendo assim se tiver 7 notas fiscais para transmitir, será aberta 7 vezes a tela de transmissão com o "log" do que ocorreu em cada uma delas.



Criado a possibilidade de informar nos pedidos dados dos volumes transportados, conforme já existe nas Notas Fiscais Emitidas [2018042218]


Na tela de pedidos foram criados novos campos para informar dados dos Volumes Transportados (Quantidade Volumes, Peso Bruto, Peso Líquido). Uma vez informados no pedido, o sistema irá somar os valores de todos os pedidos gerados na mesma nota fiscal. 


IMPORTANTE: O campo "Espécie" que é gerado na nota fiscal, bem como outros dados de transporte, o sistema continuará pegando do contrato referente a este cliente. Tais dados podem ser parametrizados no contrato ou alterados na nota fiscal gerada e não transmitida.


               


       Exemplo: 


               PEDIDO 1


                       


               PEDIDO 2


                       


               NOTA FISCAL c/ pedidos 1 e 2


                       

 


Melhorias/correções no cadastro de OPs e relatório de Romaneio da OP [2018041978]


Para clientes que cadastram Ordens de Produção (OP), foi criado o campo "Pedido de Compra" na aba "Fases da OP". Este campo foi incluído também no relatório de romaneio da OP, e foi ajustado o campo "Fase" para aparecer a descrição ao invés do código.


       Para informar o número do Pedido de Compra, informe no cadastro da OP:



                       

               


       O romaneio foi ajustado para conter os novos campos. Também foi corrigido a ordem de impressão dos tamanhos:


                       



Criado a opção de geração de um código QR para validação de presença ao acessar o aplicativo GERFAC Mob [2018061465]


Para verificar a presença de um representante da empresa em uma visita a um prestador de serviço foi criado uma tela que gera um QRCode a ser utilizado pelo aplicativo GERFAC Mob. Esse código serve para confirmar que o usuário do GERFAC Mob esteve presente e leu esse QRCode para poder acessar dados dentro do aplicativo. O QRCode baseado em seu CNPJ e a data/hora que foi gerado, sendo renovado a cada 15 segundos.


Acesse Utilitários Gerador QRCode


               



       

Ajuste no cadastramento do Contador Autorizado a baixar os XMLs da notas fiscais emitidas [2018060740]


Foi alterado o nome do campo para "Contador Autorizado". Também foi efetuado ajustes para que caso seja cadastrado um CPF e não um CNPJ o sistema envie corretamente a informação para o XML. O contador autorizado deve estar previamente cadastrado como Cliente / Fornecedor. O cadastramento aqui libera o contador para buscar os XMLs de sua empresa do site da SEFAZ.


               




Ajuste no cadastramento do uso obrigatório do CEST [2018060740]


O sistema FATSERV está preparado para colocar o CEST para determinados códigos NCM, seguindo a legislação vigente conforme abaixo:


Convênio ICMS 92/15:


"Cláusula terceira: Fica instituído o Código Especificador da Substituição Tributária - CEST, que identifica a mercadoria passível de sujeição aos regimes de substituição tributária e de antecipação do recolhimento do imposto, relativos às operações subsequentes.


- Produção de efeitos deste § 1º: indústria e importador a partir de 01.07.17; atacadista, 01.10.17; demais segmentos econômicos, 01.04.18 (v. inciso I da cláusula sexta).


- Prorrogado para 01.07.17 o início dos efeitos deste § 1º (v. inciso I da cláusula sexta)


- Prorrogado para 01.10.16 o início dos efeitos deste § 1º (v. inciso I da cláusula sexta)


- Nova redação dada ao § 1º da cláusula terceira pelo Conv. ICMS 146/15, efeitos a partir de 01.04.16.


§ 1º Nas operações com mercadorias ou bens listados nos Anexos II a XXIX deste convênio, o contribuinte deverá mencionar o respectivo CEST no documento fiscal que acobertar a operação, ainda que a operação, mercadoria ou bem não estejam sujeitos aos regimes de substituição tributária ou de antecipação do recolhimento do imposto."


* A matéria completa pode ser acessada no endereço: https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/convenios/2015/CV092_15


Com base em nosso entendimento da legislação acima, obrigamos a informação do CEST para uma mercadoria que tiver seu NCM constando num dos anexos do convênio, não importando qualquer outra coisa. Isso quer dizer que, embora CEST signifique Código Especificador da Substituição Tributária, ele deve ser usado mesmo numa operação que não envolva Substituição Tributária.


Por conta disso, o FATSERV por padrão, automaticamente sugere o CEST com base na lista mais recente que temos acesso. Ainda assim é possível (e talvez até necessário) ajustar o CEST (para outro código ou para ficar em branco).


A fim de facilitar para alguns clientes que estão sendo orientados pela sua contabilidade a não informar o CEST, apesar de em nosso entendimento descrito acima, criamos uma parâmetro para permitir que o sistema não exija o CEST conforme determinado pela legislação.


Para que o cliente deixe sem CEST tanto o cadastro de produto como no pedido deve-se informar "Não" no parâmetro "Informar CEST Automaticamente" no cadastro da Empresa. Nesse caso o sistema não irá sugerir um CEST, caso seja informado o sistema também não irá checar se é válido


               


Para a situação de ter recebido um produto via importação de XML e/ou integração contendo o CEST, o sistema vai colocar o mesmo nas notas de retorno, mas, o cliente poderá limpar os campos referentes ao CEST no Pedido. Ao limpar um CEST quando o parâmetro estiver "Não", deve-se limpar também o campo Escala Relevante utilizando a tecla "Delete". 


Caso o parâmetro esteja com "Não", um aviso será exibido na tela principal alertando o usuário a preencher manualmente o campo CEST se ele desejar ou fazer contato com o suporte para alterar o parametro:

       

               


Se o parâmetro na empresa estiver com "Sim", o sistema não vai mais permitir fechar a tela de lista de valores dos CESTs sugeridos, sendo obrigatório a sua informação. No caso de haver somente um CEST, o sistema coloca automaticamente sem perguntar, não sendo permitido deixar em branco.



Criado a opção para abrir a nota fiscal emitida no leitor de PDF padrão do computador [2018043708]


Em algumas poucas situações a nota fiscal gerada pelo FATSERV e impressa diretamente na impressora tem ficado com os caracteres meio "apagados". Visando proporcionar uma solução para este problema, que não é originado no sistema, mas, envolve geralmente problemas relacionados a qualidade da impressora ou softwares e/ou configurações de terceiros, estamos disponibilizando uma nova opção para impressão das notas fiscais via aplicativo leitor de PDF, que deve estar instalado e configurado no computador em que são geradas as notas fiscais.


Caso tenha o problema relatado acima, você pode usar este método:


               


Será aberto o visualizador de PDF padrão do seu sistema com a nota fiscal carregada:


               


Caso aparece uma mensagem de segurança, depois de verificá-la, poderá aceitar se desejar e marcar para relembrar a opção. Esta mensagem aparece em alguns leitores de PDF quando estão acessando um arquivo que tenha sido assinado digitalmente com um certificado, que é o caso do XML das notas fiscais.



               




Ajuste na carga do código GTIN (EAN) nas importações de XML [2018071939]


Foi efetuado um ajuste na importação do XML com respeito ao código GTIN (EAN). O sistema agora está carregando o código que consta no XML, para o item da nota fiscal importada e para o cadastro de produto (caso este produto seja novo). Dessa forma, ao gerar uma nota fiscal de retorno, o código GTIN (EAN) que veio na nota fiscal do fornecedor será levado também para o pedido e consequentemente constará da nota fiscal de retorno.


Os campos do GTIN foram criados nos itens do pedido e da nota fiscal:


       Pedido (com possibilidade de alteração)


IMPORTANTE: Caso haja necessidade de algum ajuste no código GTIN (EAN), esta alteração pode ser feita no pedido. Se o objetivo é deixar o código em branco, e o retorno foi feito baseado na nota fiscal do fornecedor, deve-se limpar no pedido e no cadastro do produto.


Nota Fiscal (sem possibilidade de alteração)


                       


       Nota Fiscal Fornecedor (sem possibilifdade de alteração)


                       




Ajuste no relatório de Movimentação Diária (RCP020) [2018070998]


Foram efetuados ajustes no relatório de Movimentação Diária (RCP020) para desconsiderar as OPs canceladas. 

Também foi ajustado o cálculo das quantidades para considerar as quantidades negativas lançadas no mesmo dia, listando somente as quantidades positivas, e caso tenham ficado zeradas, nem listar.

Caso o lançamento de produção negativa se dê em outro dia o sistema listará a quantidade como negativa, facilitando assim a identificação de possíveis ajustes que o usuário deverá fazer para corrigir as quantidades de produção por dia. 

A classificação do relatório também foi ajustada para levar em conta a ordem cadastrada na Matriz (grade).


               



Ajuste na tela de Ordem de Produção (CP0580) [2018040793]


Foram efetuados ajustes para permitir alteração dos campos destacados: "Data Entrada" e "Prazo". Também foram incluídas críticas para validar a entrada de dados.

Adicionalmente foi ajustada uma situação em que o sistema gerava algumas datas com HORA/MINUTO/SEGUNDO de forma indevida.


               




Ajuste na tela de Consulta Despesas (SF0650) [2018071722]


Foram efetuados ajustes para corrigir uma situação referente ao filtro da Consulta de Despesas, pois, quando envolvia lançamentos de Movimento de Caixa o filtro por Centro de Custo não funcionava corretamente.


               


Criado parâmetro para não preencher o campo complemento com o número da nota fiscal de remessa (fornecedor) [2018081778]


Foi criado um parâmetro para que na geração de notas fiscais não seja mais colocado o número da nota fiscal de remessa (fornecedor) no complemento do item da nota fiscal. Alguns clientes estavam tendo que limpar o campo manualmente. Para deixar de preencher o campo de complemento com o número da nota fiscal de remessa, favor contatar o suporte para ajustes na parametrização de seu sistema. 




Outros ajustes e melhorias que não impactavam na operação (Detalhes p/equipe de suporte registrados nos chamados):


Ajuste na geração da descrição do item de notas fiscais com o DIFAL. As observações do item estavam duplicadas e por esta razão na maioria das vezes saia truncada [2018081166]


Ajuste na rotina de cópia de pedidos para mudar o tipo de pagamento de 14(Duplicata) para 99(Sem Pagamento), dessa forma não ocorrerá a mensagem de erro: "O Tipo de Pgto. Duplicata foi descontinuado pela SEFAZ. Escolha outra opção. [SF0190]" [2018081166]


Ajuste na rotina de critica do tipo de pagamento 14(Duplicata) para só criticar quando for um pedido com a situação "Digitado". Isso evitará que ao se estornar uma nota gerada com o tipo de pagamento 14 (Duplicata) seja criticado pelo sistema. [2018081166]


Ajuste na Relação de Notas Fiscais (RSF070) para listar corretamente a descrição do item de notas fiscais geradas antes da eliminação da aba "Serviços" na geração de notas fiscais. [2018073237]


Para solucionar a crítica na NT2016.002 v1.60: "Informado o campo Meio de Pagamento igual a sem pagamento (tag:tPag=90, id:YA02) e informado campo Valor do Pagamento diferente de zero (tag:vPag<>0, id:YA03)." Foram criados parâmetros especiais para configuração da geração do XML das notas fiscais, atendendo as mudanças da Nota Técnica e permitindo a liberação antes da data limite (03/09/2018). Esses parâmetros foram criados para manutenção pela equipe de suporte da Clipe, nos casos em que a SEFAZ da UF ainda não tiver implementado as novas regras da Nota Técnica. [2018072391]

      • INPARANT/2016.002-2 = (Padrão=N) Se o parâmetro for "S" o sistema coloca o item "90-Sem pagamento com 0,00"
      • INPARANT/2016.002-1 = (Padrão=S) Para a eventualidade de nao ser possível informar a tag vDesc com zero em produçao antes do dia 03/09. Se houver rejeição por parte da SEFAZ, mudar para "N", que nesse caso não informará a tag vDesc.


Ajuste na geração do tipo de pagamento (99=Sem Pagamento) para notas fiscais que ficam com o valor total da nota zerado, tais como notas de complemento de impostos. [2018061276]


Ajuste no e-mail padrão do cliente Cia.Hering na rotina de criar clientes automáticos [2018063674]


Substituição de todas as chamadas ao Gerenciador de Clientes (GERCLI) e ao chat de Suporte, priorizando o acesso via site da UOL e depois no site da KINGHOST, se o primeiro estiver fora. [2018063737,2018062997]


Ajustes nas críticas do campo complemento para não permitir somente caracteres especiais, pois isso impactava nas integrações entre o FATSERV e GERFAC. [2018071536]