Edição...: Maio/2019 

Versão..: 4.01.01 




Notícias de Legislação (Notas Técnicas, Ajustes, etc.)


MUDANÇAS INSTITUÍDAS PELA NOTA TÉCNICA 2018.005 v1.30 DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA VERSÃO 4.0


A versão 1.30 Nota Técnica 2018.005 informa todos os detalhes da mudança, e pode ser vista no portal da Nota Fiscal Eletrônica. As principais alterações efetuadas no FATSERV foram:


    • Criação do conceito de Responsável Técnico e do Código de Segurança do Responsável Técnico - CSRT. Criação do grupo ZD. Informações do Responsável Técnico e respectivas regras de validação. 
    • Inclusão de campos no grupo F. Identificação do Local de Retirada e respectivas regras de validação
    • Inclusão de campos no grupo G. Identificação do Local de Entrega e respectivas regras de validação
    • Criação de campos no Grupo N. Grupo de Repasse do ICMS ST 
    • Alteração da estrutura de retorno do protNfe para inclusão de mensagem de interesse da SEFAZ 
    • Orientações sobre o preenchimento do campo Modalidade do Frete do DANFE e sugestão de leiaute de exibição das informações de Local de Retirada e Local de Entrega




Notícias do Produto



Alterações para atender a Nota Técnica 2018.005 v1.30 [2019032030]


  • Incluído informações técnicas no XML das notas fiscais 


Foi alterado o leiaute da NF-e criando o grupo de campos para identificação do responsável técnico pelo sistema utilizado na emissão do documento fiscal eletrônico. Considera-se responsável técnico a empresa desenvolvedora ou a empresa responsável tecnicamente pelo sistema de emissão de NF-e utilizado pelo contribuinte emitente. 


  • Incluído detalhes na identificação do local da retirada 


Criados novos campos para complementação das informações de identificação do estabelecimento e do endereço do local de retirada. Os novos campos foram criados e adicionados na tela de NF na mesma aba dos campos já existentes.


               


Para facilitar o preenchimento quando o usuário preencher o CNPJ ou o CPF, o sistema verificará se o mesmo já existe na base e, se existir, vai perguntar se deseja atualizar o restante dos dados com as informações do cadastro:


               


Os dados preenchidos no XML são exibidos na DANFE nos dados adicionais:




  • Incluído detalhes na identificação do local da entrega 


Criados novos campos para complementação das informações de identificação do estabelecimento e do endereço do local de entrega. Os novos campos foram criados e adicionados na tela de NF na mesma aba dos campos já existentes. 


               


Para facilitar o preenchimento quando o usuário preencher o CNPJ ou o CPF, o sistema verificará se o mesmo já existe na base e, se existir, vai perguntar se deseja atualizar o restante dos dados com as informações do cadastro:


               


Os dados preenchidos no XML são exibidos na DANFE nos dados adicionais:


               


  • Incluído tratamento do grupo de informações do Protocolo de Resposta da SEFAZ


Alterado o grupo de informações do Protocolo de Resposta da SEFAZ, incluindo informações de interesse da SEFAZ. Por esta razão, alteramos o nome do campo para "Mensagens da SEFAZ". Este novo grupo de informações é opcional, mas provavelmente será adotado por algumas UF no envio de mensagem relativa a uma determinada operação. Conforme definição futura, a mensagem poderá ser de interesse do Emitente, ou do Emitente e do Comprador (Ex.: Na venda para consumidor final).


               



Alterado opções do módulo Financeiro [2017031756,2017041256]


  • Criado a opção de baixar vários títulos a receber/à pagar de uma só vez


Para permitir a seleção de vários títulos na tela de Consulta de Títulos (SF0660) e sua baixa foi criado um botão "Baixar" que vai abrir uma tela para seleção da Conta Corrente e depois baixar todos os títulos a receber/pagar que estiverem selecionados. Ao fim da ação ele vai executar a consulta novamente.


       Selecione os títulos que deseja baixar, lembrando que todos eles serão lançados em uma única "Conta Corrente", portanto selecione somente títulos que deseje lançar na mesma conta corrente: 


               



       Após selecionar os títulos que deseja baixar, clique no botão "Baixar" e confirme com "Sim" na mensagem abaixo:


               



       Após isso, terá que referenciar a "Conta Corrente" aonde serão creditados/debitados os títulos: 


               


       Selecione a "Conta Corrente" e clique em "OK". O sistema procederá a baixa dos títulos conforme mensagem abaixo:





  • Ajustado o relatório Relação de Despesas 


Ajustado o relatório Relação de Despesas para quebrar além de por Centro de Custo, também por conta de Fluxo de Caixa: 


       


IMPORTANTE: O módulo Financeiro é de permissão restrita, pois requer licença e instruções antecipadas para utilização. Caso deseje utilizar esta função entre em contato com o suporte que lhe repassará as instruções.  


Ajustado em diversas telas o botão de pesquisa (lupa) [2017031935]


Para dar maior clareza nas operações de inclusão de registros, foi modificado para que o sistema não habilite mais o botão de pesquisa (lupa), quando em modo de INCLUSÃO de registros. Agora o botão de pesquisa fica "apagado" quando em modo de inserção de registro:



       



Com esta alteração, foi necessário também ajustar em várias telas o botão de "Lista de Valores" que agora passa a ser um botão com 3 pontinhos conforme abaixo:


               



               



O ícone do botão de "Cons.Recibo" na tela de Notas Fiscais - Emitidas, foi alterado conforme abaixo, para se harmonizar com a ação do botão:



               



Melhoria na opção de entrar em contato com o suporte [2019012597]


Ajuste nas telas de log (crítica) do sistema para incluir um botão de ativar o contato com o suporte através do "Chat" sem ter a necessidade de sair da tela de erro. Isso irá agilizar o contato e a solução do problema, uma vez que será possível entrar em contato com o suporte sem sair da tela de erro e ter que refazer a operação:





Melhoria na atualização da versão


Para dar melhor visualização nas atualizações do sistema, a tela de log agora demonstrará todos os itens que estão sendo atualizados, conforme abaixo:




IMPORTANTE: Sempre verifique que a atualização ocorreu sem problemas. Se tiver ocorrido problemas, pode contatar o suporte através do novo botão disponibilizado nesta mesma tela.



Criado relatório Relação de Pedidos [2017080154]


Foi criado um relatório de pedidos que lista os pedidos conforme os parâmetros de contrato, período e situação:


       Acesse menu Relatórios 🡺 Relação de Pedidos


               


       Entre com os parâmetros:


               



               


Criado funcionalidade de informar campos referentes a Exportação conforme NT 2013.005 [2018020824]


Para atender as exigências referentes aos dados de Exportação, conforme constam da NT 2013.005, foi criado na tela de Notas Fiscais - Emitidas um grupo específico para controle de Exportação por item da NF-e, conforme documentado abaixo e foram estabelecidas algumas regras de validação para a verificação da integridade da informação prestada, entre elas:

    • Obrigatoriedade de informação do grupo de detalhes de exportação por item, para alguns CFOP;
    • Obrigatoriedade de informação do número do Drawback para alguns CFOP;
    • No caso da exportação indireta:
      • Obrigatoriedade de informação deste grupo, também conforme o CFOP;
      • Obrigatoriedade de informação da Chave de Acesso no grupo de NF-e referenciada;
      • Obrigatoriedade de existência da Chave de Acesso no banco de dados da SEFAZ.


               



IMPORTANTE: Estas informações necessárias, apesar de serem transmitidas a SEFAZ no XML, não constam da DANFE Impressa.


Alterado item de menu para Enviar ou Exportar NF's para o Contador" [2018030038]


A descrição do item de menu acima descrito foi ajustada para Enviar / Exportar NF's. A nova descrição deste item se ajusta as características desta tela que pode ser utilizada para enviar os arquivos (XML/PDF) para alguém que não seja Contador/Cliente/Fornecedor. O ajuste foi feito no título da tela, no menu e no controle de permissões por usuário.


               


       As opções padrões para envio vem preenchidas, incluindo o e-mail do contador no campo Enviar para. Os demais parâmetros devem ser alteradas conforme os arquivos que se deseja enviar: 


               



Incluída opção de ajustar a ordem dos itens na Nota Fiscal de acordo com o Pedido [2018031924]


Incluída a opção na tela de cliente, na aba Configurações da opção de classificação Conforme Digitado, para que se possa manter na Nota Fiscal a mesma ordem dos itens do Pedido, facilitando assim a conferência dos documentos.


               



Incluídos campos para informação do IPI por item atendendo a NT 2013.005 v1.22. [2018090548]


Para atender aos requisitos da NT 2013.005 v1.22, foi necessário incluir novos campos na tela de Pedidos, na aba do IPI dentro dos itens. Estes novos campos estão destacados abaixo com um grupo específico para eles Devolução do IPI. A geração da Nota Fiscal foi ajustada para levar em conta os novos campos no total da NF.   


               


IMPORTANTE: Estes novos campos somente devem ser informados em notas de devolução. Apesar de serem transmitidas a SEFAZ no XML, não constam da DANFE Impressa, somente influenciando em seu total. Se tiver dúvidas sobre como e quando informar estes valores, verifique com o seu contador. 



Incluído mensagem de alerta sobre a possibilidade de a SEFAZ efetuar o bloqueio de transmissões [2018111242]


Quando ocorre uma crítica na transmissão de uma Nota Fiscal e o usuário insiste em várias transmissões seguidas da mesma informação para a SEFAZ, isso pode acarretar no bloqueio previsto nas cláusulas de uso da transmissão de NFe. Portanto, para procurar evitar este bloqueio foi incluído a mensagem conforme abaixo. Incentivamos os usuários a verificarem os dados antes de fazerem nova transmissão para na medida do possível evitar transmissões de erros que poderiam ser corrigidos facilmente antes de nova transmissão.






Alterações da tela Gerenciar OPs e suas telas dependentes [2018091200,2018111330,2019022424,2019023052,2017061585,2019023019]


  • Incluído a possibilidade de efetuar o apontamento por código de barras mesmo tendo finalizado a OP sem nenhum apontamento


Para os clientes que recebem os códigos de barra junto nas OPs, foi corrigida uma situação que impedia o apontamento por códigos de barras, caso a OP fosse finalizada por engano. 

Infelizmente, não é possível reverter a situação de uma OP. Portanto, fique atento as mensagens do sistema ao utilizar a tela de "Gerenciar OPs". Os avisos alertam quanto ao procedimento de finalização sem ter feito nenhuma informação na OP, veja um exemplo abaixo.


       Ao optar por finalizar uma OP na situação Recebida:


               


       O sistema dá a mensagem:


               


       Mesmo que a produção seja iniciada, mas ainda não houver retorno, o sistema dará a mensagem:


               


  • Criado novo filtro da tela de Gerenciar OPs COM, SEM saldo ou AMBOS


Foi criado um campo de filtro na pesquisa para filtrar OPs COM/SEM saldo ou AMBOS. Isso irá facilitar quando o usuário necessitar saber as OPs que já foram retornadas ou tiveram o saldo zerado, mas que ainda estão como "Não Finalizadas". Com esse filtro é possível localizar as OPs "sem saldo" até um período X de data e finalizar as mesmas. Dessa forma não mais ficarão ocupando espaço nas OPs não finalizadas.


               



  • Ajustada a rotina para não permitir informação da produção de duas formas (digitada + apontamento cod. barras)


Para os clientes que fazem apontamento por código de barras (quando gerado pelo seu fornecedor), foram implementadas regras a fim de impedir a digitação e ao mesmo tempo informação por apontamento de código de barras. De agora em diante o sistema irá permitir apenas um dos tipos de entrada. Caso tenha se iniciado a informação por digitação da produção, o sistema não permitirá o apontamento por código de barras. Se ao contrário, tiver sido iniciado o apontamento por códigos de barras, o sistema não permitirá informação digitada da produção.


Se iniciada a informação por apontamento de códigos de barra e se tentar efetuar ajustes por digitação, haverá a mensagem abaixo:



Se iniciada a informação da produção por digitação e tentar fazer por apontamento de códigos de barra, haverá a mensagem abaixo:




  • Reestruturada a tela de apontamento através de códigos de barra


A fim de atender necessidades de nossos clientes que utilizam apontamento por código de barras (quando gerado pelo seu fornecedor), foi necessária uma reestruturação na tela de apontamento.


A tela agora tem algumas funcionalidades adicionais com respeito ao apontamento também de caixas de embalagem, isso quando o fornecedor exigir tais apontamentos.


Sendo:

1 = área de apontamento dos códigos de barra dos produtos

2 = área demonstrativa de apontamento de códigos de barra das caixas, demonstrando os totalizadores por OP

3 = área demonstrativa de apontamento de acordo com a matriz(grade)





  • Incluída informação sobre qualidade na tela principal do Gerenciar OPs


Foi incluído a coluna "Qua" (Qualidade) para identificar as OPs que tenham problemas e/ou rejeição informadas na inspeção de qualidade.


Sendo:


       N = Sem defeitos/rejeição  informados

C = Com defeitos informados

       R = Com rejeição informada


               



  • Incluído colunas informativas de peças incompletas/falhadas na digitação da produção


Foi incluído as colunas das quantidade de peças Incompletas e Falhadas já digitadas. Isso facilitará ao usuário ajustar as quantidades tendo conhecimento do que já foi digitado.







Ajustado algumas características da rotina de estorno de NF [2019012081, 2019022296, 2019032867]


Quando for gerado um estorno e a CFOP utilizada não tiver os parâmetros específicos criados para mesma, o sistema vai avisar para o usuário. Caso deseje utiliza a parametrização demonstrada, clique em "SIM", caso deseje utilizar uma parametrização fiscal diferente da demonstrada, sugerimos que crie a parametrização para esta CFOP que está sendo utilizada para estornar. Dessa forma, o sistema não pedirá em outras ocasiões que utilizar esta mesma CFOP em um estorno de NF:

       



Para evitar a mensagem acima cada vez que informar esta CFOP para realizar um estorno, deve-se configurar na Natureza de Operação de estorno, antes de realizar o processo. Isso pode ser feito pela tela de Naturezas de Operação (SF0130), conforme exemplo abaixo. Caso tenha os parâmetros e deseja ajuda, contate o suporte.




Se selecionar a opção "NÃO", o sistema irá cancelar o processo da geração da NF de estorno:




Se selecionar a opção "SIM", o sistema irá realizar a geração do pedido de estorno da NF. Depois que o pedido de estorno é gerado uma mensagem para o usuário é exibida perguntando se ele deseja abrir o pedido, caso deseje fazer alguma alteração antes da geração da NF. 



               


Após a geração e transmissão da NF de estorno o sistema dará a mensagem abaixo, indicando que o processo de estorno foi concluído:






Ajustado a Consulta de NF's, aprimorado filtro de produto e incluído filtro de saldo nas notas fornecidas  [2018052848]


Incluído mais um filtro na tela de pesquisa de notas fiscais para filtrar apenas notas que tenham saldo no item cujo o produto foi filtrado também. Além disso, foram criadas duas novas colunas na parte inferior da tela de consulta de notas para mostrar os saldos (Saldo Qt/Saldo Vl), estas são visíveis apenas para notas de fornecedor. Igualmente tudo isso foi refletido no relatório, inclusive as novas colunas.        



               



Agora pode-se selecionar as notas fiscais com saldo somente de alguns produtos selecionados. Depois de selecionar os produtos, clique na opção "Com Saldo" e também em "Filtrar itens com saldo do produto selecionado":


       




Incluído a opção de gerar especificamente o Bloco K do SPED FISCAL para os clientes do regime normal [2018120317]


Incluído lembrete para evitar o esquecimento da geração do arquivo do Bloco K do SPED Fiscal para empresas que tenham optado por esta geração antecipadamente. Caso o sistema detecte uma mudança do mês e não tenha sido gerado o arquivo base para o Bloco K do SPED Fiscal, o sistema dará a seguinte mensagem:




 Para os clientes autorizados a essa geração, também agora está disponível a geração do Bloco K, no item de menu abaixo:



Após entrar no item de menu destacado deve-se seguir as orientações das telas para a geração do arquivo do Bloco K do SPED FISCAL.




Após a geração, o sistema dará a mensagem abaixo. 



Não esqueça de enviar o arquivo gerado para sua contabilidade.



IMPORTANTE: A opção para gerar o Bloco K do SPED Fiscal somente pode ser implementada pelo suporte, configurando o campo abaixo. Caso sua empresa necessite, entre em contato conosco.






Outros ajustes e melhorias que não impactavam na operação (Detalhes p/equipe de suporte registrados nos chamados):


Ajuste na mensagem de crítica de exclusão de usuários. [2017031764]


Criado um parâmetro na tela de empresas para configurar se a empresa deve ou não gerar os dados do SPED. O parâmetro só pode ser alterado pelo usuário so suporte. Se o parâmetro estiver marcado, quando o sistema for aberto será verificado se houve mudança de mês e ainda não foi gerado os dados do mês anterior. Se não tiver, irá sugerir de o usuário fazer naquele momento ou assim que possível, mas antes de fazer notas no mês novo. É necessário que a tabela SFFISCAL esteja criada (não está incluída na atualização da versão), esta deve ser gerada pela primeira vez através do programa auxiliar do SPED. A permissão para acesso as telas também não foi concedida automaticamente, e devem ser concedidas manualmente pelo suporte. Sendo assim deve fazer parte da parametrização, marcar o campo SIM e dar permissão para a tela

[2018120317]


Ajustado botões e dados para Configuração de Clientes. Agora a criação de parametrização levará em conta a UF, gerando os dados somente com as filiais da UF para a qual a empresa trabalha. [2017051521,2019032271]


Ajustado em diversas telas o padrão que já existe em outras consultas que é de limpar os dados da pesquisa quando limpa os filtros. Isso afetou as telas: SF0590, SF0660, SF0270 e SF0650. Sendo que para ver os dados, após informar os filtros o usuário deve clicar no botão "Pesquisar". [2018033310, 2018080313]


Criado um controle para não permitir que determinadas transações sejam executadas a partir da linha de comando, visto que dependem de informações de telas anteriores. [2018033310]


Realizado um ajuste genérico na tela CP0010 para resolver um problema de mensagens que podem não ser dadas em Modal. O mesmo ajuste foi incluído nas rotinas de cobrança e remessa. [2018033310]


Ajustado a informação do campo de percentual na tela SF0140 quando da criação de uma nova UF. [2018033310]


Corrigido problema para transmissão em ambiente de contingência, estava dando o erro "Campo xJust_B29 não encontrado [SF0550] ". [2019033405]


Ajustado a ordem dos campos da tela SF0050. [2018033310]


Ajustado a tela SF0140 para não permitir informar valores negativos. A regra de considerar um título como baixado foi mantida (Somatório do valor pago + abatimentos, deve ser igual ao valor do título). [2018033310]


Ajustado para substituir no XML espaços em branco, somente quando tiver 2 ou mais espaços em branco por 1 espaço. [2018040642]


Ajustado para retirar os zeros a esquerda e impedir que sejam colocados letras no campo Série, tanto no cadastro da Empresa como na tela de Notas Fiscais - Emitidas. [2018080204]


Ajustada a tela de consulta Notas Fiscais (Emitidas/Fornecidas) para verificar a situação da Nota Fiscal e consultar recibo ou transmitir conforme o caso. [2018081157]


Ajustada a rotina de estorno de Notas Fiscais para informações do Fundo de Combate a Pobreza (FCP), estava dando uma crítica nos valores do ICMS. [2018081301]


Ajustada a validação do botão que exclui a NF para não permitir excluir se a nota estiver com o status 539/204 que são os dois status de duplicidade. Isso evitará que o usuário gere uma nova NF para uma nota que ainda esteja em processamento pela SEFAZ. [2018092486]


Corrigido uma falha ao enviar a carta de correção por dentro do sistema na opção "encaminhar para...". O sistema enviava a primeira carta de correção gerada, quando o correto é enviar a última gerada [2018100347]


Corrigido o formato e o nome do campo "% Margem Valor Adc ICMS" no grupo de Substituição Tributária [2018103014]


Corrigido problema com seleção de clientes pessoa física no cadastro de Ordens de Produção. [2018110426]


Corrigido problema na tela de Pedidos que possivelmente originava a mensagem "is not a valid floating point value" na geração de notas fiscais de retorno. [2018111052]


Os campos de exceção para faturamento foram movidos da tela de Cliente (SF0050) para a tela de Contrato (SF0060) para dar mais clareza nessa funcionalidade. Porém, na rotina de geraçao da NF ainda estava olhando para os campos da tela de Cliente ao invés de para os da tela de Contrato. Foi corrigido para olhar sempre para os campos de Contrato.[2018111835]


Ajustada a rotina que controla a abertura da tela consulta Títulos / Movimentos (SF0660) para abrir movimento de crédito e débito conforme o caso. [2018120292]


Ajustado para sempre pegar o GTIN do item da NF que será uma cópia do que estava no item do pedido. Até então se quisesse que um item ficasse sem GTIN era preciso limpar no item do pedido e no cadastro do produto, agora não precisa mais. [2018081876]


Criado um novo layout de integração (0091) para resolver o problema de lançamentos duplicados no apontamento em que a chave ficava identica. [2019022659]


Criado uma trigger na tabela CPMOVGRA para controlar a integração quando movimentos são feitos em mais de um computador, evitando que fique movimentos sem serem integrados. [2019042313]


Ajustado layout de integração (0160) para enviar a informação de qual a NF está sendo estornada pela chave única. [2019022339]


Corrigido uma falha no componente de lista de valores quando o código era numérico e curto (menos de 5 posições). [2019020023]


Foi ajustado a geração de códigos QR para possibilitar a geração por mais de uma opção. Mesmo assim, caso esteja com o usuário administrador vai mostrar a chave no formato texto. [2019030309]


Na parte de Problemas Apontados da OP, foi aumentado o campo de observação para 400 posições, com isso é possível informar também o motivo do problema/solicitação. [2018101725]


Corrigido problemas com campo inativo na tela de pedidos [2018121355]


Ajustado para um padrão a mensagem da tela de Gerenciar OPs, colocando a situação da OP em letras maiúsculas. Também foi ajustado a crítica ao clicar no botão TOTAL sem ter apontado início da produção. [2017021001]


Ajustado na tela de Mensagens (CP0082) para mostrar apenas clientes que possuem integração com o GERFAC. [2019020874]


Ajustado no componente para levar em consideração do tamanho da barra do Windows e daí colocar a tela de seleção para cima se for ficar atrás da barra do Windows. [2019022270]


DIVERSOS (sem chamado):

- Campo de presença do consumidor na tela de empresas foi tornado obrigatório pois se não preenchido dá erro na transmissão da NF.

- Campo de Modalidade frete na tela de contratos foi tornado obrigatório pois se não preenchido dá erro na transmissao da NF.

- A forma como os totalizadores são calculados foi ajustada para dar mais clareza no código e mais agilidade bem como consumir menos memória.

- Na tela de Notas Fiscais - Emitidas (SF0230) na aba de local de entrega/retirada/embarque foi ajustado para mostrar a sigla da UF ao invés do nome do Estado.

- Ajustado para não permitir gerar a cobrança de uma OP cancelada. 

- O uso dos resultados de qualidade no cadastro de clientes foi descontinuado. Em resultado disso o título da aba onde essa tabela ficava foi alterado para "Tabelas auxiliares".

- Foi incluída uma nova tabela chamada de "Motivos para peças incompletas (Quebras)".

- Corrigido na tela de CFOPs (SF0130) quando selecionava um código de situação tributária ele não atualizava a descrição e vice-versa. 

- Ao transmitir NF em lote, não estava limpando as mensagens de log.