Exibição da tela quando for aberta


Quando o usuário selecionar uma tela para abrir a partir do menu, nenhum registro será exibido. Esse é o novo padrão do FATSERV.

Isso possibilita maior velocidade para carregar a tela e também permite que o usuário possa decidir o que deseja fazer ali, sem que altere dados de algum registro já cadastrado no sistema. Você pode inserir um novo registro e consultar ou alterar um registro depois de pesquisá-lo.


A imagem abaixo mostra o  padrão de exibição de telas no FATSERV:



Opção de selecionar mais de um registro em pesquisas


A opção de marcar mais de um registro está implementada nas telas de consulta e ao realizar algumas pesquisas.

Quando você clicar no botão e observar que há a possibilidade de múltipla seleção, conforme a imagem abaixo na tela de Consulta de NFs (SF0270), você poderá selecionar um ou quantos registros desejar.



O botão selecionará todos os registros, já o botão desmarcará qualquer registro selecionado.

Caso selecione mais de um registro, ao lado do botão será exibida a seguinte indicação:


Para saber quais são esses registros clique novamente em , que o sistema os exibirá selecionados.

Essa funcionalidade visa tornar o processo de consultar informações mais dinâmica e prática, até mesmo simplificando buscas que antes eram realizadas registro a registro.


Modelo de lista suspensa


As listas suspensas são utilizadas para selecionar clientes, produtos e várias outras informações no FATSERV.

Talvez você esteja acostumado com esse tipo de lista suspensa no sistema:



Mas veja como o modelo foi alterado na versão 3.05.00:




Botão de ações complementares


Quando observar o botão ao lado de um botão de ação, você terá a oportunidade de selecionar entre opções pré-definidas dessa ação, tanto antes de realizar uma pesquisa ou consulta, como também selecionar entre opções extras antes de imprimir/gerar um relatório.

Veja um exemplo abaixo, na tela de Consulta de NFs (SF0270):



Ao clicar no botão de ação ao lado de Pesquisar, uma pequena lista com opções pré-definidas é exibida, facilitando o seu trabalho, caso deseje pesquisar de acordo com alguma das opções apresentadas.



Um sistema que ajuda você


Uma nova rotina desenvolvida dentro do sistema, identificará mensagens de erro exibidas ao usuário, e se houver uma dica explicando o que significa aquele erro ou o que fazer para corrigí-lo, ela será exibida logo abaixo do erro.

Abaixo veja um exemplo, onde o certificado digital venceu e foi tentado emitir uma nota fiscal. O erro é 'Forbidden 403', e embaixo a Dica explica o possível motivo desse erro acontecer:



Essa funcionalidade visa ajudar você, usuário do FATSERV a tomar ações providenciais para corrigir pequenos problemas, e caso entre em contato com a Clipe Informática, com certeza o atendimento será mais agilizado, visto que a equipe de suporte irá de maneira específica para corrigir o problema.



Identificando as mensagens do FATSERV


As várias mensagens exibidas após você realizar ações dentro do sistema seguem um rígido padrão em cores, que visa lhe ajudar a identificar mais claramente o que aconteceu enquanto o sistema realizava a ação selecionada pelo usuário. Veja a lista abaixo:


    • Azul 🡪 Significa o final da ação solicitada, com sucesso.
    • Preto 🡪 Significa uma ou várias ações tomadas para realizar o que o usuário selecionou.
    • Verde 🡪 Significa uma dica para corrigir um erro. (Essa cor sempre aparece após um erro.)
    • Vermelho 🡪 Significa o final da ação com erro/alerta do sistema para o usuário.



Cadastro dos clientes


Há a possibilidade de adicionar Observações no cadastro de clientes (SF0050).

Isso pode ser útil para identificar o contato, horário de funcionamento, ou outras informações referentes ao seu cliente.




Consulta de Notas Fiscais


Por meio dessa tela, é possível identificar notas que foram estornadas por qual numeração, ou qual nota estornou determinada numeração.

Veja a nova coluna que será exibida nessa tela, e como essas informações serão preenchidas:


       


Além disso, uma nova opção de filtro, será bastante útil ao consultar notas fiscais fornecidas.

Trata-se do "Saldo da NF.", por meio desse filtro é possível indicar se deseja listar notas fiscais fornecidas com saldo, sem saldo ou ambas.




Possibilidade de excluir nota fiscal emitida


É provável que em algum momento você já gerou uma nota fiscal, mas antes de transmiti-la se deu conta que havia feito algo errado e queria apagar aquela nota fiscal. Agora é possível apagar uma nota fiscal emitida, mas preste atenção às condições em que é permitida a exclusão:


  • Deve ser a última nota fiscal gerada.
  • Não pode estar com crítica, nem cancelada, nem transmitida.


Cumprindo as condições acima, será exibida uma mensagem de confirmação e a nota poderá ser excluída.



Rápida identificação de como a nota fiscal foi gerada no sistema


Ao visualizar ou imprimir a DANFE é possível observar por onde a nota fiscal em questão foi gerada no sistema.


  • O 🡪 Indica que a nota foi gerada pelo Gerenciamento de OPs.
  • P 🡪 Indica que a nota foi gerada por meio de um pedido avulso.
  • F 🡪 Indica que a nota foi gerada por Movimentos > NF Fornecedor.


Veja abaixo onde identificar isso na DANFE:


Ajustes nas telas que tenham "GRIDs" (linhas)


Nas telas que contenham GRIDs (linhas), aonde a edição tem de se dar pelo painel abaixo que aparecem os detalhes do registro selecionado, foi mudado a cor da fonte para um tom cinza mais claro (esmaecido) a fim de indicar que tais campos não são editáveis através da GRID. Este padrão já foi aplicado a todos os campos não editáveis em todas as telas.



       



Acesso ao "Chat" de suporte através da tela de log de mensagens


Nas telas de log agora é possível entrar em contato com o suporte através do "chat". Isso evitará de você ter que sair da tela do erro para acionar o suporte via chat. Quando ocorrer o erro é só clicar no botão e entrar em contato com o suporte.